Entrar em contato

ácido bórico

Preço sob consulta
Quantidade mínima: 10 toneladas
Tempo de entrega: 5 dias
Envio para: O mundo todo
Descrição de

ácido bórico

:
Qual é o ácido bórico (H3BO3)?
O ácido bórico é um ácido de Lewis monobásico com a fórmula química H3BO3.

É um ácido contendo compostos de boro, oxigênio e hidrogênio. O ácido bórico também é conhecido como ácido bórico, borato de hidrogênio, ácido borácico e ácido ortobórico. É um ácido fraco e tem propriedades antivirais, antifúngicas e antissépticas.

O ácido bórico é solúvel em água e não tem qualquer odor característico. Em condições normais, este composto existe quer sob a forma de cristal incolor quer sob a forma de pó branco. O ácido bórico pode ser preparado reagindo o bórax com ácido clorídrico. Pode-se notar que Wilhelm Homberg foi a primeira pessoa a preparar ácido bórico a partir do bórax.

Ácido bórico como medicamento
O ácido bórico é amplamente utilizado como um antisséptico para o tratamento de pequenos cortes e queimaduras. Além disso, este composto também é usado em curativos médicos e pomadas. Soluções muito diluídas de ácido bórico podem ser usadas como um colírio. Devido às suas propriedades antibacterianas, o ácido bórico também pode ser usado para o tratamento da acne em seres humanos. Em sua forma em pó, também pode ser polvilhado em meias e sapatos para evitar o pé do atleta (tinea pedis).

É importante notar que o ácido bórico pode ser venenoso se consumido ou inalado em quantidades relativamente grandes. Além disso, a exposição continuada ao ácido bórico por longos períodos de tempo pode danificar gravemente o rim.

Preparação de ácido bórico
Um dos métodos mais simples de preparar ácido bórico é reagindo o bórax com qualquer ácido mineral (ácido clorídrico, por exemplo). A equação química para esta reação pode ser escrita como:

Na2B4O7.10H2O + 2HCl 4H3BO3 + 5H2O + 2NaCl

O ácido bórico também pode ser preparado a partir da hidrólise de diborano e trihaletos de boro (como tricloreto de boro ou trifluoreto de boro).

Quais são os usos do ácido bórico?
Os usos do ácido bórico estão listados abaixo.

É utilizado na fabricação de fibra de vidro têxtil
É usado na produção do display de tela plana
É usado para neutralizar o ácido fluorídrico ativo
É usado por ferreiros como fluxo de soldagem
É usado em galvanoplastia
É usado na indústria de joias
É usado na fabricação de massa boba
É usado como um inseticida
É usado como um antisséptico e antibacteriano
É usado em placas de cenoura como lubrificante seco
É usado como veneno de nêutrons em algumas usinas nucleares
É usado para preservar grãos como trigo e arroz
Na lista dos aditivos químicos que são usados para fraturamento hidráulico (também conhecido como fracking), não é incomum que o ácido bórico esteja presente. Este composto também é usado como um agente de reticulação e gelificação em combinação com goma guar e é conhecido por regular a viscosidade e reologia do fluido de perfuração que é bombeado a alta pressão em poços. Além disso, é de vital importância regular a viscosidade do fluido que ajuda a manter os grãos dos agentes de sustentação suspensos por longas distâncias de transporte, a fim de manter as fissuras nos xistos suficientemente abertas. Facilita a extração do gás após aliviar a pressão hidráulica.
Boric Acid Borskābe Borsäure Kyselina boritá ácido ortobórico
ID Produto: 14803908 | Vendido por: China Hali Trade Co., LTD
Data de publicação do produto 05/03/2024 - Modificado pelo vendedor 05/03/2024
China Hali Trade Co., LTD
China
Empresa Premium - Seu 1º ano
Empresa Verificada
Outros produtos de China Hali Trade Co., LTD