Entrar em contato

Imã de Alnico

Preço sob consulta
Tempo de entrega: 5 dias
Envio para: O mundo todo
Descrição de

Imã de Alnico

:
Imã de Alnico

lnico é como é chamada a liga metálica formada por Alumínio, Níquel e Cobalto, entre outros elementos. Essa liga apresenta uma excelente estabilidade térmica e alta indução magnética.

Os Ímãs de Alnico, além de Alumínio, Cobalto e Níquel, normalmente possuem em sua composição Ferro e traços de outros elementos, de forma a garantir suas propriedades magnéticas e mecânicas.

Os Ímãs de Alnico podem ser fabricados por processo de fundição ou sinterização.

o processo de fundição é feito utilizando-se moldes feitos de areia e resina, isso permite que os imãs de Alnico tenham formatos complexos, o que não é possível com outros materiais magnéticos.

Já o processo de sinterização consiste em compactar pó fino de Alnico em um molde metálico e depois levá-lo a altas temperaturas, em uma fornalha, para que solidifique. o Alnico sinterizado tem propriedades magnéticas um pouco inferiores, mas possuem melhores características mecânicas que o Alnico fundido.

o Alnico é moldado já no formato correto e com dimensões bem próximas das especificadas, sendo feita somente uma leve retífica para garantir a precisão na forma e dimensões. Depois de retificado e polido o Alnico fica brilhante e de cor clara, semelhante ao aço.

Apesar de duro o Alnico é frágil, sendo bem suscetível a quebras e lascas. Cortes e furos não podem ser feitos usando métodos convencionais, sendo recomendado eletroerosão.

o Alnico por si só possui grande resistência a corrosão, não sendo necessários revestimentos.

Ímãs de Alnico tem grande resistência térmica, podendo atuar em temperaturas de até 500° c. Até essa temperatura aproximadamente 90% da força magnética é mantida, porém, acima dessa temperatura ocorrem alterações estruturais na liga, que não podem ser revertidas, e o imã não poderá ser magnetizado novamente.

Há diversos tipos diferentes de Ímãs de Alnico, sendo os mais comuns o Alnico 5 e o Alnico 8, que diferem em sua composição. o Alnico 5 possui coercividade menor e para melhor desempenho o comprimento do ímã deve ser 5 vezes maior do que o diâmetro de seu polo. Já o Alnico 8, devido a sua coercividade maior, pode ter comprimentos menores ou mesmo formato de disco.

Ímãs de Alnico tem diversas aplicações. São usados como componentes para:

• Ferramentas
• Motores dc
• Geradores
• Captadores de som de guitarras e violões
• Válvulas
• Instrumentos de medição
• Telefonia

Consulte nossa Equipe de Vendas sobre os formatos e tamanhos disponíve
Eletroímã Imã de Alnico Placa Magnética Fixação equipamentos magneticos placa de separação
ID Produto: 1359486 | Referência: Imãs e eletroimãs | Vendido por: Ekkoll Equipamentos Industriais
Data de publicação do produto 28/03/2013 - Modificado pelo vendedor 17/02/2018
Produtos relacionados a

Imã de Alnico