o arquivo XML deve estar acessível permanentemente através de uma URL para que possa ser feito um download automático.
A estrutura do XML deve responder com exatidão ao que será detalhado a continuação. Caso contrário, você não poderá importar os seus produtos ao site.
O arquivo XML terá um cabeçalho, com a versão do xml e/ou encoding ou codificado. A codificação deve ser UTF-8, não é possível aplicar qualquer outra codificação.
<?xml version=”1.0” encoding=”UTF-8”?>
O elemento raiz de todo o xml, é a tag que engloba todos os outros.
<sincro_details>
É a etiqueta que inclui a informação de todos os produtos da empresa. Dentro dos products, será gerada uma subetiqueta product para cada um dos produtos da empresa.
<products>
Tag que inclui todas as etiquetas relativas a um produto da empresa e que serão indicadas a continuação.
<product>
É a referência: única do producto. Cada produto diferente, novo ou criado a partir de otro já existente, deve ter uma referência nova.
<product_id>0123</product_id>
É o nome do produto ou título: Debe estar escrito com minúsculas e ter máximo 80 caracteres. Da mesma forma que a referência, se você mudar título para um produto, a web vai considerar novo produto. Os títulos não pode ser repetidos
Para evitar o risco de caracteres estranhos que podem interferir na leitura do arquivo, este pode ser uma secção CDATA.
<title><![CDATA[Nome do produto]]></title>
É a descrição detalhada do produto. Deve ser única (não repetir para vários produtos) e ter todas as informações que possa gerar interesse de compra: cores, especificações, tamanhos, customização...
Para evitar o risco de que caracteres estranhos possam interferir na leitura do arquivo, esta pode ser una secção CDATA. O texto não pode conter html, somente a etiqueta CDATA. O texto não pode conter html, somente a etiqueta
para as quebras de linha.
<description><![CDATA[Descrição detalhada sem html, como texto simples.<br /> Com cores, medidas, tamanhos, materiais.]]></description>
Etiqueta opcional que indica se o produto é em segunda mão (YES) ou novo (NO). Se nenhum valor for indicado para este rótulo, o produto será publicado como novo.
<second_hand>YES</second_hand>
Há duas opções para indicar a categoria do produto:
Sector
Corresponde a categoria da SoloStocks na qual será visto o produto e deverá ser o mais parecido possível com a natureza do produto. Está indicado por um código numérico.
Depois de escolher o campo apropriado na tag setor se indicará o código numérico de 6 dígitos que lhe corresponda.
Exemplo de Setor de uma categoria: Acessórios de moda > Cachecóis e xales > Lenços
01 > 0108 > 010804
<sector>010804</sector>
Company_sector
Equivale à categoria do produto na sua loja online. Será indicado no texto.
Para evitar o risco de caracteres estranhos que podem interferir na leitura do arquivo, ela pode ser uma seção CDATA.O texto não pode conter html.
Os produtos serão importados para a SoloStocks na categoria "Outros".Ao serem importados os produtos, será necessário realizar a designação de categorias no Menu Pessoal > Produtos > Designação de categorias
A designação de categorias é realizada uma única vez e só será necessário realizar a designação para as novas categorias introduzidas no feed.
<company_sector><![CDATA[Categoria do produto]]></company_sector>
Esta é uma etiqueta opcional para indicar a eficiência energética do produto. Os valores permitidos são:
G | F | E | D | C | B | A | A+ | A++ | A+++ |
<energy_efficiency_class>A++</energy_efficiency_class>
Esta é uma etiqueta opcional que indica se o produto é orientado para macho, fêmea ou unissex.
Os valores permitidos são:
"male" para sexo masculino |
"female" para sexo feminino |
"unisex" para ambos os sexos |
<gender>unisex</gender>
Esta é uma etiqueta opcional para indicar o tamanho do produto. Você pode complementar as informações sobre o tamanho com os rótulos "Size type" e "Size system". O rótulo pode ter no máximo 120 caracteres.
A seção deve ser marcada como texto com um CDATA.
<size><![CDATA[M]]></size>
Este é um rótulo opcional para indicar o tipo de tamanho em peças de vestuário. Os valores admitidos são:
"regular" para tamanho normal |
"petite" para tamanho pequeno |
"plus" para tamanho grande |
"big and tall" para tamanho alto e corpulento |
"maternity" para roupa premamá |
<size_type>regular</size_type>
Este é um rótulo opcional para indicar o país do sistema de tamanho que foi usado para o produto. Os valores admitidos são:
US |
UK |
EU |
DE |
FR |
JP |
CN |
IT |
BR |
MEX |
AU |
<size_system>EU</size_system>
São rótulos opcionais que permitem indicar atributos específicos do produto que não são contemplados nas demais etiquetas, como "capacidade", "sabor", "aroma". Etc ... Cada atributo deve conter um nome e um valor. Cada um deles pode ter até 120 caracteres.
<attributes>
<ATTRIBUTE name="Sabor" value="Chocolate"/>
<ATTRIBUTE name="Aroma" value="Morango"/>
<attributes>
Esta é uma etiqueta opcional que permite identificar um produto que está disponível em diferentes variantes. É possível usar esse rótulo quando os produtos diferirem em pelo menos um dos seguintes atributos:
color |
size |
material |
gender |
attribute |
Um valor único deve ser indicado para cada grupo de variantes. O rótulo pode ter no máximo 50 caracteres alfanuméricos.
Indica os mesmos atributos para cada produto no grupo de mercadorias. Por exemplo, se um produto tiver tamanhos e cores diferentes, ele indicará os atributos "tamanho" e "cor" para todos os produtos que compartilham o mesmo valor de item_ group_id.
Se os produtos diferirem uns dos outros por elementos de design que não correspondem aos atributos mencionados acima, o atributo item_ group_ id não deve ser usado.
<item_group_id>123456789</item_group_id>
É o preço líquido do produto (sem impostos). Deve ser um valor numérico contendo no máximo duas casas decimais separado por ponto (sem separador de milhares). Retirar símbolos adicionais como €, $ ou similar.
Caso tenha um preço único para o seu produto, use a tag
<price>1234.56</price>
Se fixa o preço de acordo com a quantidade, em vez de usar o rótulo
Se a faixa de preços contém erros, será atribuído o preço indicado na etiqueta
<price_ranges>
<price_range>
<pr_from>1</pr_from> = quantidade mínima
<pr_to>19</pr_to> = quantidade máxima
<pr_price>800</pr_price> = preço/unidade
</price_range>
<price_range>
<pr_from>20</pr_from> = quantidade mínima
<pr_to>49</pr_to> = quantidade máxima
<pr_price>770</pr_price> = preço/unidade
</price_range>
<price_range>
<pr_from>50</pr_from> = quantidade mínima
<pr_to>100</pr_to> = quantidade máxima
<pr_price>740</pr_price> = preço/unidade
</price_range>
</price_ranges>
É o prazo da entrega do produto. É sempre especificada em horas, com um valor inteiro. Por exemplo, se o tempo de entrega é de 2 dias, indicam 48 ( 2x24=48).
<shipping>48</shipping>
É a quantidade mínima que deve ser adquirida do produto para que se faça um pedido. Com valores numéricos.
Se deixar esta etiqueta em branco o pedido padrão mínimo é definido como 1.
<minimum>5</minimum>
Corresponde a unidade de medida do produto. Indicar, de acordo com a tabela abaixo, o valor numérico que corresponde a unidade de compra para este produto.
1 | Metro |
2 | m² |
3 | m³ |
4 | Kilômetro |
5 | Grama |
6 | Kilograma |
7 | Tonelada |
8 | Litro |
9 | Unidade |
10 | Peça |
11 | Par |
12 | Dozena |
13 | Pacote |
14 | Barril |
99 | Outro |
<unit_type>9</unit_type>
Se deixar essa etiqueta em branco a unidade de medida padrão é definida como Unidade (9).
Unit_type_other
Se no campo "Unit_type" estiver indicado "99 - Outro" será necessário incluir este campo para indicar a unidade de medida do produto.
Para evitar risco de caracteres estranhos que podem interferir na leitura do arquivo, ela pode ser uma seção CDATA.
<UNIT_TYPE_OTHER><![CDATA[Unidade de medida]]></UNIT_TYPE_OTHER>
É a Tag controladora que engloba todas as fotos do produto, indicadas individualmente dentro de uma tag photo própria.
Cada uma das fotos do produto deve ter sua própria tag photo, metida dentro da tag Photos. Indicar nela a URL nos formatos jpg, png ou gif.
<photos>
<photo>http://www.site.com/photo1.jpg</photo>
<photo>http://www.site.com/photo2.jpg</photo>
</photos>
Todos os produtos podem ter até 5 imagens.
Se o seu arquivo inclui algumas alterações de imagens em algum/alguns produto/ produtos deve informar-nos por e-mail em publicacao@solostocks.com.br para que possamos atualizar suas fotos em SoloStocks.
Esta é uma etiqueta opcional e corresponde ao URL do vídeo do produto no Youtube.Hoje, são suportados URLs do Youtube neste campo.
<video_url>https://youtu.be/qu6G29Rn00U</video_url>
Esta é uma etiqueta opcional e corresponde à descrição que acompanha o vídeo indicado em
Para evitar o risco de caracteres estranhos que podem interferir na leitura do arquivo, ela pode ser uma seção CDATA.O texto não pode conter html.
<VIDEO_DESCRIPTION><![CDATA[Descrição do vídeo]]></VIDEO_DESCRIPTION>
Esta é uma etiqueta opcional e corresponde às palavras-chave que definem o produto e ajudam ao comprador a encontrá-lo.Deve-ser marcar a seção como texto com um CDATA.
É possível acrescentar até cinco keywords (palavras-chave) por produto.Cada keyword pode ter um máximo de 3 palavras e 90 caracteres.
<keywords>
<keyword><![CDATA[palavra chave 1]]></keyword>
<keyword><![CDATA[palavra chave 2]]></keyword>
<keyword><![CDATA[palavra chave 3]]></keyword>
[ ... ]
</keywords>
Esta é uma etiqueta opcional e corresponde às cores do produto (não vaiáveis do produto).Para indicar várias cores, elas devem ser separadas com uma barra oblíqua (/)
A seção deve ser marcada como texto com um CDATA.
<color><![CDATA[color1/color2/color3]]></color>
Esta é uma etiqueta opcional e corresponde aos materiais com os quais o produto é fabricado (não variáveis do produto).Para indicar vários materiais, eles devem ser separados com uma barra oblíqua (/)
A seção deve ser marcada como texto com um CDATA.
<material><![CDATA[material1/material2/material3]]></material>
Esta é uma etiqueta opcional e corresponde ao nome da marca do produto.A seção deve ser marcada como texto com um CDATA.
Está permitido utilizar o nome da sua loja como marca, somente se você for o fabricante do produto.
<brand><![CDATA[nome da marca]]></brand>
Esta é uma etiqueta opcional e corresponde ao número de identificação único do produto.O número de identificação deve ser indicado sem espaços, nem hifens.
Esta etiqueta é utilizada para para qualquer dos seguintes identificadores de produto:
UPC | (na América do Norte/GTIN-12): número de 12 dígitos (os códigos UPC-E de 8 dígitos devem ser convertidos para códigos de 12 dígitos). |
EAN | (na Europa/GTIN-13): número de 13 dígitos |
JAN | (no Japão/GTIN-13): número de 8 ou 13 dígitos |
ISBN | (para livros): número de 13 dígitos (os valores de ISBN-10 devem ser convertidos para ISBN-13). |
ITF-14 | (para multipacks/GTIN-14): número de 14 dígitos |
<gtin>1234567891234</gtin>
Esta é uma etiqueta opcional e corresponde ao número de referência do fabricante.
<mpn>123456789</mpn>
URL do produto na sua loja online.
<url_cliente>http://www.my-web.com/my-product1</url_cliente>
A estrutura do Excel deve responder com exatidão à fornecida pelo download da SoloStocks.As colunas não são devem ser criadas, nem eliminadas, se não os produtos não serão importados.
É necessário baixar o Excel antes de cada importação ou modificação de produtos para garantir que está sendo utilizada a última versão disponível
O Excel pode ser baixado vazio ou com produtos ativos da empresa no Menu Pessoal
A atribuição de categorias deve ser realizada quando os produtos forem importados do {Menu Pessoal > Produtos > Atribuir categorias
A importação de produtos pode demorar algumas horas. Será enviado um e-mail quando a importação terminar para que seja possível proceder com a atribuição de categorias
É a referência: única do producto. Cada produto diferente, novo ou criado a partir de otro já existente, deve ter uma referência nova.
É o nome do produto ou título: Debe estar escrito com minúsculas e ter máximo 80 caracteres. Da mesma forma que a referência, se você mudar título para um produto, a web vai considerar novo produto. Os títulos não pode ser repetidos
É a descrição detalhada do produto. Deve ser única (não repetir para vários produtos) e ter todas as informações que possa gerar interesse de compra: cores, especificações, tamanhos, customização...
A descrição pode ter no máximo 3300 caráteres e não pode conter html, nem dados de contato.
Indica se o produto é de segunda mão ou novo. Se nenhum valor for indicado para este rótulo, o produto será publicado como novo.
Há duas opções para indicar a categoria do produto:
Categoria SoloStocks
Corresponde a categoria da SoloStocks na qual será visto o produto e deverá ser o mais parecido possível com a natureza do produto. Está indicado por um código numérico.
Depois de escolher o campo apropriado na tag setor se indicará o código numérico de 6 dígitos que lhe corresponda.
Exemplo de Setor de uma categoria: Acessórios de moda > Cachecóis e xales > Lenços
01 > 0108 > 010804
Neste caso, deve-se indicar o valor:010804
Categoria
Equivale à categoria do produto na sua loja online. Será indicado no texto.
Os produtos serão importados para a SoloStocks na categoria "Outros".Ao serem importados os produtos, será necessário realizar a designação de categorias no Menu Pessoal > Produtos > Designação de categorias
A designação de categorias é realizada uma única vez e só será necessário realizar a designação para as novas categorias introduzidas no feed.
É o prazo da entrega do produto. É sempre especificada em horas, com um valor inteiro. Por exemplo, se o tempo de entrega é de 2 dias, indicam 48 ( 2x24=48).
Se o produto tiver venda online, devem ser indicados gastos de envio para o produto que já inclui a informação sobre o prazo de entrega. Nesse caso, não é preciso indicar este campo
É a quantidade mínima que deve ser adquirida do produto para que se faça um pedido. Com valores numéricos.
Equivale à unidade de medida com a qual o produto é publicado. Da lista suspensa, deve ser selecionada uma das seguintes opções:
Metro |
m² |
m³ |
Kilômetro |
Grama |
Kilograma |
Tonelada |
Litro |
Unidade |
Peça |
Par |
Dozena |
Pacote |
Barril |
Outro |
Se esta etiqueta for deixada em branco, a unidade de medida por padrão será a Unidade.
Se no campo “Unidade da medida” for indicado “Outro”, será necessário incluir este campo para indicar a unidade de medida do produto.
A unidade de medida deve ser indicada no texto e não pode incluir html.
Esta é uma etiqueta opcional e corresponde às cores do produto (não vaiáveis do produto).Para indicar várias cores, elas devem ser separadas com uma barra oblíqua (/)
Exemplo:
cor1/cor2/cor3
Esta é uma etiqueta opcional e corresponde aos materiais com os quais o produto é fabricado (não variáveis do produto).Para indicar vários materiais, eles devem ser separados com uma barra oblíqua (/)
Exemplo:
material1/material2/material3
Esta é uma etiqueta opcional e equivale ao nome da marca do produto.
Está permitido utilizar o nome da sua loja como marca, somente se você for o fabricante do produto.
Esta é uma etiqueta opcional para indicar a eficiência energética do produto. Os valores permitidos são:
G | F | E | D | C | B | A | A+ | A++ | A+++ |
Esta é uma etiqueta opcional que indica se o produto é orientado para macho, fêmea ou unissex.
Esta é uma etiqueta opcional para indicar o tamanho do produto. Você pode complementar as informações sobre o tamanho com os rótulos "Size type" e "Size system". O rótulo pode ter no máximo 120 caracteres.
A seção deve ser marcada como texto com um CDATA.
<size><![CDATA[M]]></size>
Este é um rótulo opcional para indicar o tipo de tamanho em peças de vestuário. Os valores admitidos são:
Tamanho regular |
Tipo de tamanho petite |
Tamanhos grandes |
Grande e alto |
Premamá |
Este é um rótulo opcional para indicar o país do sistema de tamanho que foi usado para o produto. Os valores admitidos são:
US |
UK |
EU |
DE |
FR |
JP |
CN |
IT |
BR |
MEX |
AU |
São rótulos opcionais que permitem indicar atributos específicos do produto que não são contemplados nas demais etiquetas, como "capacidade", "sabor", "aroma". Etc ... Cada atributo deve conter um nome e um valor. Cada um deles pode ter até 120 caracteres.
Esta é uma etiqueta opcional que permite identificar um produto que está disponível em diferentes variantes. É possível usar esse rótulo quando os produtos diferirem em pelo menos um dos seguintes atributos:
color |
size |
material |
gender |
Um valor único deve ser indicado para cada grupo de variantes. O rótulo pode ter no máximo 50 caracteres alfanuméricos.
Indica os mesmos atributos para cada produto no grupo de mercadorias. Por exemplo, se um produto tiver tamanhos e cores diferentes, ele indicará os atributos "tamanho" e "cor" para todos os produtos que compartilham o mesmo valor de item_ group_id.
Se os produtos diferirem uns dos outros por elementos de design que não correspondem aos atributos mencionados acima, o atributo item_ group_ id não deve ser usado.
Cada produto pode ter 5 imagens no máximo.
Para inclui-las, utilize as 5 colunas do Excel (URL Imagem 1, URL Imagem 2, etc.…). \Em cada uma, deve ser indicado o endereço URL da imagem no formato .jpg,.png ou .gif
Exemplo:
https://images.ssstatic.com/silla-eames-12861168n0-09524667.jpg
Esta é uma etiqueta opcional e corresponde ao URL do vídeo do produto no Youtube.Hoje, são suportados URLs do Youtube neste campo.
Exemplo:
https://youtu.be/qu6G29Rn00U
Esta é uma etiqueta opcional e equivale à descrição que acompanha o vídeo indicado em “URL vídeo do produto”. Os dados do contato não devem ser introduzidos neste campo (telefone, e-mail, site…, nem repetir a descrição do produto.
Esta é uma etiqueta opcional e equivale às palavras-chave que definem o produto e ajudam ao comprador a encontrá-lo. É possível indicar sinônimos ou características do produto.
Para inclui-las, utilize as 5 colunas do Excel (Palavra/s-chave 1, Palavra/s-chave 2, etc.…).
É possível acrescentar até cinco keywords (palavras-chave) por produto.Cada keyword pode ter um máximo de 3 palavras e 90 caracteres.
É o preço líquido do produto (sem impostos). Deve ser um valor numérico contendo no máximo duas casas decimais separado por ponto (sem separador de milhares). Retirar símbolos adicionais como €, $ ou similar.
Se um produto não tiver preço indicado, ou faixas de preço, será mostrado na SoloStocks com preço “Sob consulta”
Se houver preços de acordo com uma quantidade, em vez de indicar um preço único na coluna “Preço”, devem ser utilizadas as colunas destinadas às faixas de preço (Faixa 1, Faixa 2, etc.) até no máximo 5 faixas por produto.
Para cada faixa devem ser indicados 3 valores: A partir de, Até e Preço.
As faixas devem ser sequenciais, como mostrado no exemplo a seguir.
A quantidade de produto especificada em “a partir de” e “até” não pode conter decimal. A unidade de medida para a quantidade de produto (unidades, kg, litros…) é especificada ao indicar o pedido mínimo.
Na última faixa, a quantidade indicada em “até” será ignorada e no site será mostrada esta última faixa como: “a partir” da quantidade indicada no início desta faixa.
Se houver erros na faixa de preços, será atribuído o preço indicado na coluna “Preço”, caso ele esteja indicado. Se não estiver indicado, será mostrado “Sob consulta”.
Se o preço estiver marcado como "Sob consulta", a venda online não poderá ser ativada para esse produto.
Exemplo:
Faixa 1 a partir de | 1 | Faixa 1 até | 19 | Faixa 1 preço | 800 |
Faixa 2 a partir de | 20 | Faixa 2 até | 49 | Faixa 2 preço | 770 |
Faixa 3 a partir de | 50 | Faixa 3 até | 100 | Faixa 3 preço | 740 |
Esta é uma etiqueta opcional e corresponde ao número de identificação único do produto.O número de identificação deve ser indicado sem espaços, nem hifens.
Esta etiqueta é utilizada para para qualquer dos seguintes identificadores de produto:
UPC | (na América do Norte/GTIN-12): número de 12 dígitos (os códigos UPC-E de 8 dígitos devem ser convertidos para códigos de 12 dígitos). |
EAN | (na Europa/GTIN-13): número de 13 dígitos |
JAN | (no Japão/GTIN-13): número de 8 ou 13 dígitos |
ISBN | (para livros): número de 13 dígitos (os valores de ISBN-10 devem ser convertidos para ISBN-13). |
ITF-14 | (para multipacks/GTIN-14): número de 14 dígitos |
Marca de referência do fabricante (MPN) | Esta é uma etiqueta opcional e corresponde ao número de referência do fabricante. |
URL do produto na sua loja online.
publicacao@solostocks.com.br